As unhas com desenhos geométricos da vilã Atena, da novela “A Regra do Jogo”, interpretada por Giovanna Antonelli, estão ajudando esmalterias a ganhar até 25% mais por serviço. A atriz já é conhecida por ditar moda. O esmalte azul turquesa, que chamou a atenção na novela “Em Família”, as roupas usadas em “Salve Jorge” e as joias de “O Clone” são exemplos.
Representantes das franquias Turquesa Esmalteria, Disk Manicure e Uau Hair Express afirmam que muitas clientes procuram suas unidades para copiar as unhas da atriz. E isso vem elevando os gastos médios delas, já que as pinturas trabalhadas são mais caras. Enquanto as unhas tradicionais saem a partir de R$ 24, as trabalhadas custam R$ 30, ou seja, são até 25% mais caras.
Segundo os empresários das redes, a procura pelas unhas da Atena representam entre 10% e 20% de todas as unhas produzidas nas unidades. “Nas minhas lojas houve um aumento de 10% no número de clientes que pedem para fazer as unhas geométricas”, diz Lucio Rodrigues, diretor da rede UAU Hair Express.
Na Turquesa Esmalteria, a procura pelas unhas da Atena subiram 10% e no Disk Manicure, 20%. “A Giovanna Antonelli sempre foi um fenômeno de vendas. Desde a época que interpretava a Jade, na novela ‘O Clone’, na qual ela usava várias joias, ela passou a ser vista como uma boa vendedora. Todas as peças que ela usa na tevê sempre têm boa saída”, diz Laura López, dona da Turquesa Esmalteria.
FRANQUIAS INVESTEM EM TREINAMENTO PARA COPIAR UNHAS.
A empresária afirma que tem uma funcionária escalada exclusivamente para acompanhar as tendências de mercado. “Ela vê o que as atrizes estão usando nas novelas, acompanha blogs de beleza, vai à feiras e outros eventos para sempre estarmos antenados e oferecer a novidade em primeira mão.”
A UAU Hair Express diz que paga o curso para uma profissional de cada unidade que ensina para as demais. Glória Abujamra, dona da rede Disk Manicure, também mantém uma assessora para fazer o mesmo trabalho. No entanto, ela afirma que, normalmente, é a cliente quem chega pedindo a novidade.
“Quando percebemos que os pedidos daquele esmalte ou desenho aumentaram, nós avaliamos se é apenas uma modinha ou se o negócio será uma grande tendência. Se for a segunda opção, nós pagamos o treinamento para uma profissional de cada Estado para ela passar ensinar as demais. Já houve casos de oferecermos cursos online.”
MERCADO DE MODA E BELEZA EXIGE INOVAÇÃO CONSTANTE
De acordo com Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), as empresas que atuam no segmento de moda e beleza devem observar atentamente o que as celebridades estão usando. “Tudo o que elas vestem ou usam impacta diretamente na vida dos clientes.”
Segundo ela, a indústria de cosméticos investe muito em marketing e nos lançamentos de produtos, o que facilita a vida do empresário do setor. “Quem não oferecer as novidades e as tendências que as clientes procuram pode perder clientes, já que elas certamente vão procurar inovação em outro local. É dar oportunidade para o concorrente”, declara.
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