Ser dono do próprio negócio em um segmento que traga bons retornos financeiros é o desejo de qualquer pessoa que está iniciando como empreendedora. E quando o assunto são as franquias de beleza, as esmalterias podem ser ótimas alternativas.
Isso porque manter a unha bem cuidada, esmaltada com as cores do momento, leva milhares de clientes, entre mulheres e homens, para os salões de beleza.
Inclusive, de acordo com um levantamento de mercado feito pela Euromonitor International em 2020, os serviços de manicure são o segundo tipo de cuidado mais procurado nos estabelecimentos de beleza, representando 23%, perdendo apenas para os cuidados com o cabelo, que lideram o consumo com 56%.
Por essa razão, o Brasil ocupa a segunda colocação dentre os países que mais consomem esmaltes no mundo, o que já deixa claro como as esmalterias são uma boa opção de investimento.
No entanto, é essencial ressaltarmos a importância de apostar nessa área pela identificação com esse tipo de trabalho, e não ser levado apenas pelo lucro rápido, que ocorre em torno dos 18 meses de atuação.
Do contrário, o tempo e dinheiro investidos na franquia vão por água abaixo.
Foi pensando em esclarecer alguns questionamentos dessa área que elaboramos este artigo. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre porque investir em esmalterias, basta continuar a leitura.
Qual o custo médio para abrir uma esmalteria?
Atualmente, existe uma série de franqueadoras no mercado, como nós da Turquesa Esmalteria.
Mas, falando de uma forma mais geral, os custos para abrir sua própria franquia vão depender da marca do negócio, que também podem mudar de acordo com as taxas cobradas e o espaço destinado à loja.
Em média, é preciso considerar o valor inicial de R$60 mil, que incluem as taxas de franchising. No entanto, ainda é preciso levar em conta:
- Taxas de publicidade;
- Royalties;
- Montagem da operação;
- Capital de giro.
Os custos com a montagem da operação e capital de giro costumam ser secundários e são apresentados pela rede de franquias na COF (Circular de Oferta da Franquia), e não devem ser deixadas de lado para que haja um planejamento financeiro adequado.
As demais taxas, por sua vez, como as de franquia, são responsáveis por estabelecer a parceria entre a empresa e o franqueado, permitindo que ele participe dos treinamentos de capacitação para atuar com a franquia.
As tarifas destinadas à publicidade tem como finalidade promover a reserva de um fundo de marketing como forma de garantia para o franqueado. Desse modo, aquela unidade pode atrair a clientela por meio de suas divulgações.
Por fim, os royalties têm o papel de firmar o acordo entre o empreendedor com a franquia e de seu know how, e seu principal objetivo é selar o acordo entre essas duas partes.
Em resumo, para saber o quanto irá desembolsar para a abertura de sua esmalteria, será necessário fazer uma avaliação prévia das opções disponíveis hoje no mercado, bem como a proposta apresentada por cada franquia de seu interesse.
Todas essas informações serão obtidas com uma boa pesquisa, portanto, é imperativo avaliar e comparar tudo o que você tem à disposição.
Motivos para se investir em franquias de esmalterias
Mas, para muito além de focar somente no lucro, é vital levar em conta que as esmalterias são a melhor aposta do momento por muitas razões benéficas ao empreendedor:
Se até aqui você já está convencido a investir em uma franquia de esmalteria, o sucesso é certo ao considerar apenas o quesito da alta atratividade de consumidores.
1 – Mercado em alta
Somente no primeiro trimestre deste ano, o faturamento das franquias do setor de saúde, beleza e bem-estar foi de R$43 bilhões, ou seja, um aumento de 13,4% em comparação ao ano anterior.
Isso significa que este é um segmento que cresce continuamente no Brasil, especialmente porque o brasileiro é campeão em consumo quando o assunto é cuidado pessoal.
As esmalterias estão inseridas nesse nicho, e é preciso considerar que nos dias de hoje, tanto as mulheres quanto os homens buscam cada vez mais por serviços de qualidade para as unhas.
2 – Setor rodeado de influencers
Você certamente já adquiriu algum produto ou serviço porque recebeu a indicação de algum influenciador digital. Aliás, pesquisas da área apontam que os itens de beleza são os que mais são indicados para compra pelos famosos nas redes sociais.
Portanto, quando começar a planejar o investimento em sua franquia, tenha em mente a necessidade de se manter atualizado sobre as tendências, para oferecer o melhor a seus clientes, principalmente para uma esmalteria.
Afinal de contas, os consumidores vão querer estampado em suas unhas as cores e os desenhos da moda, estimulados pelos influencers.
3 – Fácil atração de clientes
As redes de franquias já possuem sua marca consolidada no mercado, o que leva mais credibilidade aos clientes, e eles são conquistados sem muito esforço.
Aliás, muitos consumidores certamente já tiveram alguma experiência (positiva ou negativa) com a marca, e ao ver uma nova unidade de esmalteria, saberão da possibilidade de contar com o mesmo atendimento por lá, facilitando sua decisão pelo atendimento.
O mesmo acontece caso os clientes não conheçam a franquia, pois eles irão pesquisar sobre ela para encontrar opiniões a seu respeito.
4 – Planejamento e suporte oferecidos pela franquia
É de praxe que toda franqueadora ofereça um plano de negócio completo e o suporte para que o franqueado receba as orientações iniciais e saiba de que maneira atuar frente ao negócio, de modo a diminuir possíveis erros e mantê-lo lucrativo.
Isso é bastante assertivo porque já foi testado em diversas outras franquias, portanto, boa parte das correções já foram estabelecidas de certa forma.
Quanto aos suportes, vale frisar o treinamento, que é essencial para o empreendedor e pode ocorrer de modo presencial ou online. Há ainda os suportes jurídicos, de marketing, comerciais, contratação de funcionários, e assim por diante.
Tudo isso em conjunto contribui para a redução da mortalidade das franquias brasileiras, portanto, tenha um planejamento estabelecido para obter o sucesso e lucrar com sua esmalteria.
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