Por Que o Marketing Sensorial Influencia Tanto as Clientes a Comprarem Mais?

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O Marketing Sensorial tem sido usado pelas empresas para proporcionar experiências fora da curva com relação aos produtos e serviços oferecidos. Aqui também entra a competitividade de mercado, já que a intenção é que as clientes comprem mais.

Esse objetivo de estimular as clientes a comprarem mais é muito bem praticado pelo Marketing Sensorial, visto que ele ajuda as pessoas a serem atraídas até a empresa de um modo bastante natural.

Normalmente, os negócios incluem o Marketing Sensorial nas suas estratégias quando há a ideia de cativar as clientes com a introdução de sensações ao longo dos atendimentos, estimulando as compras de um jeito diferente do habitual.

Entretanto, é necessário conhecer bem o Marketing Sensorial a fim de perceber as suas particularidades e para saber qual é a influência que ele exerce nas clientes, fazendo com que elas comprem mais.

Neste artigo, você vai entender porque o Marketing Sensorial influencia tanto as clientes a comprarem mais e compreender a diferença que os sentidos fazem nos atendimentos. Siga a leitura e aproveite o conteúdo.

O que é o Marketing Sensorial?

O Marketing Sensorial é uma vertente do Marketing que utiliza estratégias para impactar positivamente as clientes utilizando incentivos que envolvem sensações.

Essas sensações são estimuladas por meio dos nossos cinco sentidos, sendo tato, visão, audição, paladar e olfato completamente importantes para que o Marketing Sensorial seja eficiente.

Dessa forma, a relação entre a cliente e a empresa fica mais próxima e verdadeira, se baseando em experiências que fujam do padrão de atendimento tradicional e amplamente praticado por inúmeras organizações.

O ambiente do local é capaz de ser mudado para melhor quando o Marketing Sensorial é aplicado, aumentando a percepção de que o trabalho da empresa é importante e comprar algo que ela oferece é uma boa escolha.

Neste ponto, o Marketing Sensorial pode usar um ou vários sentidos ao mesmo tempo para provocar sentimentos otimistas nas clientes, as deixando à vontade para que realizem a compra.

Das ideias que podem ser aproveitadas pelo Marketing Sensorial, estão as músicas, amostras grátis, decorações e afins, mas cada negócio pode variar as combinações e escolher os sentidos que mais se relacionam com as atividades.

Acompanhe abaixo as explicações de cada sentido no Marketing Sensorial e suas influências nas compras das clientes.

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Tato

No Marketing Sensorial, o tato permite que as clientes ponham as mãos nos produtos oferecidos pelo negócio, entregando um algo a mais para a experiência no atendimento.

A textura, o peso, a qualidade, o tamanho e tantas outras características dos produtos podem fazer a diferença na hora de decidir ou não comprar, fazendo com que a pessoa tenha uma noção maior sobre o que está pretendendo comprar.

Visão

A visão é usada no Marketing Sensorial para mostrar como é a comunicação da empresa para atrair os clientes. Pontos como identidade visual, logotipo e cores são alguns exemplos que podem ser citados para chamar a atenção da visão das clientes.

Mas também é possível que a decoração e a iluminação do ambiente instiguem as clientes a comprarem mais, já que a organização tem muito a dizer sobre a empresa como um todo.

Dessa forma, se cria uma lembrança muito forte na mente das clientes que pode ser associada às sensações

Audição

A audição está bastante relacionada ao Marketing Sensorial através das músicas e dos sons, que geram sensações comportamentais nas clientes, algo que pode incentivar elas a comprarem mais.

Com música tocando no estabelecimento, as clientes percebem na hora e entendem que o negócio está tentando criar um clima agradável e uma boa experiência.

As várias emoções que surgem nas clientes ao ouvirem uma música que gostam contribuem para que tenham as sensações de acolhimento e bem-estar e, consequentemente, comprem com mais facilidade.

Paladar

O paladar, por sua vez, faz com que o Marketing Sensorial se aproxime ainda mais das clientes com o ato de provar alimentos e bebidas, um hábito tão comum para as pessoas no dia a dia.

Água e café já são figurinhas carimbadas nas empresas, que oferecem livremente às clientes para que se sintam em casa. Mas é válido investir em outras opções também, como biscoitos e chás.

A relação que se cria com um simples copo de água é mais profunda do que se imagina. Com a sensação de estar sendo bem tratadas, as clientes tendem a comprar mais.

Olfato

Já o olfato possui o grande poder de criar memórias nas clientes enquanto estiverem sendo atendidas no negócio. Então, este recurso do Marketing Sensorial é altamente estimulante para que as compras sejam realizadas.

Sentir aromas e cheiros agradáveis cria a ideia de que a empresa se preocupa em oferecer um ambiente que receba bem as clientes. Além disso, os cheiros são automaticamente associados às memórias de algum evento passado.

Logo, as clientes podem ter o impulso de comprar mais com a empresa devido à associação da fragrância da empresa com algum momento feliz.

O motivo de o Marketing Sensorial influenciar as compras

O principal motivo para o Marketing Sensorial influenciar as clientes a comprarem mais tem a ver com as experiências que estreitam a relação entre a marca e o consumidor.

Sendo assim, as sensações produzidas nas pessoas pelas estratégias de Marketing Sensorial estabelecem o desejo de compra com aquela empresa em específico.

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