As franquias do setor de beleza crescem no Brasil à medida que homens e mulheres começam a perceber que os cuidados pessoais não são algo supérfluo, mas sim, uma necessidade.
Prova disso é o fato de que, mesmo na crise econômica mais recente enfrentada pelo mundo todo, o segmento de beleza e estética não só se manteve resistente como cresceu, e a tendência para os próximos anos é que os números aumentem.
Sem contar que o Brasil figura no ranking de países que mais consomem cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, ocupando o terceiro lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Somado a isso, o país ainda fica na quarta posição de maior faturamento em itens de beleza e cosméticos, o que só mostra o quanto o brasileiro se preocupa com a sua aparência.
Todavia, quando o assunto são as franquias desse setor, é importante que o futuro franqueado faça a análise do cenário como um todo, avaliando prós e contras, vantagens do franchising, além do passo a passo necessário para a abertura da franquia.
Se você ficou interessado, saiba que está no lugar certo! Acompanhe a leitura deste artigo para entender as principais razões para apostar no investimento em uma franquia do setor de beleza.
Principais vantagens das franquias de beleza
Por essa razão, apostar no segmento possibilita a conquista um mercado qualificado e de clientes fiéis, além de diversos outros benefícios, como:
O setor de estética e beleza é bastante sólido, considerando seu percentual de crescimento ano a ano, que chegou a 5,8% no final de 2020, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a ABIHPEC.
1 – Variedade de serviços ofertados
A possibilidade de múltiplas opções de serviços que são oferecidos em uma mesma clínica ou salão é capaz de atrair diferentes tipos de clientes, ao mesmo tempo em que aumenta o valor médio das vendas da unidade.
Em outras palavras, uma franquia que oferece diversos procedimentos em seu estabelecimento se torna mais lucrativa, afinal, locais que favorecem o ganho de tempo e possuem um atendimento acessível são mais valorizados pelos clientes.
Além de que, caso a franquia opte por atendimento rápido e sem hora marcada, isso pode facilitar ainda mais a rotatividade dos frequentadores.
2 – Setor lucrativo e sempre em alta
Dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor de beleza movimenta, pelo menos, cerca de 18 bilhões de reais ao ano. Com a expansão das modalidades de procedimentos estéticos, há grandes chances desses números crescerem.
Afinal, considerando a alta procura dos serviços de beleza, o faturamento das franquias brasileiras foi de R$54,9 bilhões em 2019, o que desdobra a possibilidade para a abertura de mais redes.
3 – Aumento do público consumidor
O público consumidor das franquias do setor de beleza é hoje o que corresponde à classe C, ou seja, o público desse nicho se ampliou de maneira notável, ocupando novas frentes.
E não somente as clínicas de estética ocupam a preferência desse novo público. Algumas das outras áreas que vem ganhando destaque são:
- Espaços de depilação;
- Design de sobrancelhas;
- Esmalterias e manicures;
- Barbearias.
Isso só mostra que a demanda pelos serviços do setor de beleza só aumenta, bem como seu público, e as franquias são essenciais para suprir essa procura.
4 – Alta procura por microempreendedores
A categoria dos serviços de beleza é uma das que mais cresce entre os microempreendedores individuais (também conhecidos como MEIs).
Inclusive, segundo especialistas, o crescimento do setor pode ser justificado pela alta exigência das pessoas na busca por produtos e procedimentos diversos.
5 – Baixo custo operacional
É verdade que boa parte das franquias do setor de beleza não demandam um alto investimento, uma vez que o custo operacional é baixo e quando o assunto é variedade de serviços, o capital é imobilizado por não demandar tantos produtos.
Por outro lado, quando o empreendedor se depara com profissionais que realizam mais de um procedimento, ele pode sair em uma vantagem ainda maior, afinal, não será preciso investir em uma equipe de colaboradores maior.
6 – Grande espaço de atuação
A otimização de tempo é a palavra de ordem para a correria do dia a dia. Assim sendo, serviços rápidos chamam a atenção de clientes que procuram por serviços voltados para a atenção pessoal básica.
Quando isso é somado ao fato do brasileiro não abrir mão dos cuidados com a sua aparência, a abertura de uma franquia no setor de beleza é, certamente, uma grande oportunidade de negócio.
Tenha em mente que o país é considerado um dos maiores mercados de consumo de serviços e produtos estéticos, portanto, espaço para atuação não irá faltar.
7 – Uso de tecnologia
Mais recentemente, as redes de franquia vêm apostando em inovação e uso de tecnologia de ponta, o que auxilia no crescimento de novidades e lançamentos de produtos nas prateleiras, bem como os preços que são praticados pela categoria.
Preparando-se para iniciar a franquia
A abertura de qualquer empreendimento requer preparo, ainda mais por se tratar de uma franquia do setor de beleza e estética, que tem se mostrado uma área bastante promissora e lucrativa, como foi possível acompanhar no decorrer do artigo até aqui.
O que precisa ficar claro de antemão é que, apesar da série de vantagens em abrir um franchising, ele também pode ser acompanhado de alguns desafios. No entanto, com a preparação adequada, saiba que é possível superá-los.
Seguindo essa linha de pensamento, algumas dicas para a abertura da franquia são:
- Escolha a franquia;
- Aposte em treinamentos;
- Estude o público-alvo;
- Determine os serviços a serem oferecidos;
- Trabalhe o plano de negócios da franqueadora.
Acrescido a esses passos, pode ser importante promover uma autoanálise do seu potencial, pois ser um empreendedor e não o empregado são cenários completamente distintos.
Do mesmo modo, gostar do setor também é um requisito para ser bem-sucedido em uma franquia do setor de beleza, afinal, lá será o ambiente em que você irá dedicar maior parte do seu tempo.
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