Mesmo em momentos de crise, o mercado de estética e beleza no Brasil manteve um crescimento constante, com números cada vez mais atrativos para os empresários que desejam investir no setor.
Em 2020, em plena pandemia, o segmento de cuidados pessoais, perfumaria e cosméticos saltou 5,8% – totalmente na contramão do que o mercado como um todo vinha encarando.
O sucesso tem explicação: o consumidor brasileiro considera que produtos e serviços de estética são essenciais para o seu bem-estar. Essa preferência popular faz com que o setor de estética no Brasil seja o terceiro maior do mundo, atrás apenas de EUA e China.
Isso significa que, investir em empresas desse setor, pode ser a oportunidade certa para investidores que buscam renda e diversificação, sem abrir mão da segurança e da alta rentabilidade.
No artigo de hoje, você saberá como se deu o crescimento do mercado de estética no Brasil, seus números mais recentes e perspectivas de crescimento para os próximos anos.
Mercado de estética brasileiro é um dos maiores do mundo
Se nem a pandemia, que foi responsável por chacoalhar diversos setores da economia, conseguiu frear a forte expansão do mercado de estética brasileiro nos últimos anos, podemos afirmar que trata-se de um setor forte e estável. E que ainda tem grande oportunidade de crescimento.
O setor que já acumula um crescimento de mais de 500% nos últimos cinco anos e movimenta bilhões de reais em seus diversos subsegmentos, é grande responsável por gerar emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país.
Explicar esse crescimento não é difícil em um país onde ter uma boa imagem pessoal sempre foi uma das maiores preocupações dos brasileiros, em grande parte do público feminino, porém, cada vez mais, o público masculino vem reforçando essa máxima, ganhando representatividade nos tratamentos e procedimentos estéticos.
Quais são as áreas do mercado de beleza e estética?
O mercado de cuidados pessoais é extremamente amplo e abrange área como:
- Capilar: abrange produtos e serviços para cuidado dos cabelos e prevenção de queda de fios, entre outros.
- Facial: com produtos e serviços voltados ao cuidado da pele e redução de linhas de expressão, além de intervenções de harmonização e até tratamento odontológico;
- Corporal: voltada a produtos e procedimentos terapêuticos de redução de estrias, celulites, gordura localizada, depilação, entre inúmeros outros tratamentos;
Muitas empresas buscam focar em apenas uma dessas áreas, porém é cada vez mais comum encontrar opções onde os consumidores podem ter acesso a um serviço completo em um único lugar.
Franquias de Estética e Beleza
Investir no mercado de estética pode ser uma oportunidade e tanto de negócio. Isso porque, o setor está em constante crescimento, e seu público-alvo é sempre amplo.
Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou quase R$ 39 bilhões, em 2021. Em relação ao número de unidades de franquia, seu crescimento foi de 10,4% no ano.
Como investir?
Na hora de investir no mercado de estética, é essencial ter interesse e afinidade pelo ramo. Isso porque, gostar do trabalho é sempre fundamental para se manter nele.
Quando o empreendedor não se sente atraído pela atividade, acaba perdendo seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio. Esse é um dos fatores que levam as empresas à falência.
As opções para investimento são muitas:
- Cuidados com cabelos;
- Design de sobrancelhas;
- Depilação;
- Unhas;
- Estética masculina;
- Entre outros.
Se você se interessa por mais de um único nicho, franquias como a Turquesa podem ser o que você está buscando!
Como abrir um negócio no mercado de beleza?
Existem duas formas de abrir um negócio: iniciando uma empresa do zero ou abrindo uma franquia.
As duas opções podem ser muito atrativas. Então, é importante avaliá-las segundo o seu perfil de empreendedor.
Uma das vantagens de abrir um negócio do zero, por exemplo, é a flexibilidade para definir seu produto, preço, modo de trabalho etc.
Com uma franquia, o empreendedor precisará seguir um modelo de negócio estabelecido pela marca. Afinal, franquia nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado.
Entretanto, embora possa ter menor flexibilidade, a franquia costuma ter mais facilidade de atrair clientes, exatamente por ter uma marca conhecida. Além disso, ela tem chances menores de erros, pois seu plano de negócio já foi testado e corrigido por outros franqueados.
Esse é um dos fatores que torna a mortalidade das franquias tão rara. Segundo um estudo, 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos. No mercado de franquias o percentual é de 15%.
Porém, será preciso que o modelo de negócio se encaixe ao seu perfil. Se não estiver disposto a se adaptar a uma rede, o empreendedor poderá ter grande dificuldade em se manter no mercado.
Se você quer saber mais sobre o mercado de estética e beleza no Brasil e também sobre o mercado de franquias neste setor, converse com nossos especialistas!