Empreendedorismo feminino é um assunto que ganha cada vez mais atenção. Além de promover o forte debate sobre a posição da mulher no campo empresarial, gera transformações na sociedade e na economia de todo o país. No entanto, ainda existem muitos desafios a serem superados no empreendedorismo feminino no ramo da beleza.
Em 2019, de acordo com o relatório do Sebrae em parceria com IBPQ, a taxa de empreendedoras que estão no estágio inicial do negócio (de até 3,5 anos) chegou a 16 milhões de mulheres, representando metade dos negócios que estão na mesma fase. Apesar disso, ainda existem muitos desafios que desfavorecem o empreendedorismo feminino.
Se você é uma mulher que pensa em comprar uma franquia no ramo da beleza e começar seu próprio negócio, por exemplo, então é preciso entender sobre isso. Afinal, quais são os desafios e as perspectivas para o empreendedorismo feminino no ramo da beleza?
Ao longo desse artigo, vamos entender os principais desafios e oferecer algumas dicas para ajudar você a crescer seu negócio. Não há como negar que o ramo da beleza cresce todos os anos e ele pode ser cheio de oportunidades para mulheres empreendedoras.
Por que é importante que mulheres empreendam?
Hoje, a figura de chefe ou de autoridade ainda é bastante associada aos homens. Assim, o empreendedorismo feminino abre portas para que o mercado se torne cada vez mais justo tanto nas oportunidades que oferece, como nos reconhecimentos que cede às mulheres.
Empreendedorismo feminino é sobre dar cada vez mais liberdade para as mulheres chegarem ainda mais longe, seja assumindo um cargo de liderança ou começando o próprio negócio. Assim, elas ganham mais visibilidade na sociedade e passam a inspirar e empoderar outras mulheres.
Como falamos anteriormente, o empreendedorismo feminino é essencial quando consideramos um cenário com cada vez menos diferenças entre as oportunidades geradas e os reconhecimentos oferecidos para homens e mulheres.
Quando temos um ambiente que apoia e potencializa as mulheres, damos ainda mais espaço para que novas ideias inovadoras e criativas sejam concebidas.
Empreendedorismo feminino no ramo da beleza vale a pena?
O ramo da beleza sempre conteve uma atenção maior voltada para as mulheres, no entanto, será que ele é bom para o empreendedorismo pessoal? Para entender isso, devemos ver alguns dados sobre o aumento de negócios nesse ramo. Sejam salões de beleza ou lojas de produtos de beleza, não podemos negar que houve um crescimento enorme desse setor.
Por exemplo, no Brasil há mais de 1 milhão de salões de beleza, e é um setor que segue em crescimento gerando oportunidade para essas pessoas que iniciaram em casa, podendo expandir trabalhando em salões com renome.
Outro exemplo é a Turquesa Esmalteria, que conta com mais de 100 unidades e é a maior rede de esmalteria do Brasil. Ou seja, com planejamento e superação de desafios, o empreendedorismo feminino no ramo da beleza pode se tornar um negócio lucrativo.
Quais são os desafios do empreendedorismo feminino no ramo da beleza?
Antes de se juntar às várias empreendedoras do ramo da beleza no Brasil, você precisa entender que existem desafios dentro desse meio. Mesmo com tantas mulheres em posições como essa, existem dificuldades para superar. Veja abaixo 3 desafios que você deve se preparar para enfrentar!
Enfrentar uma dupla jornada
A dupla jornada de trabalho é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino na atualidade, além das responsabilidades profissionais, muitas mulheres também precisam lidar com os afazeres domésticos sozinhas.
A possibilidade do home office, que aumentou após a pandemia, permitiu que essa jornada se tornasse mais flexível. Portanto, o modelo de trabalho remoto acaba atraindo muitas mulheres que cuidam de seu negócio e também de seus filhos e casa.
Insegurança para iniciar um negócio
Fruto do descrédito histórico do mercado de trabalho, consequência do machismo em nossa sociedade, muitas mulheres se sentem inseguras no momento da tomada de decisão de iniciar o próprio negócio. Essa questão é profunda, pois acaba se refletindo na vida de muitas empreendedoras.
Lidar com a falta de apoio entre lideranças femininas
Em muitas áreas profissionais, a presença das mulheres ainda é inferior em relação à dos homens. Diante desse cenário, muitas lideranças femininas adotam uma postura extremamente competitiva e deixam de se apoiar.
Sendo assim, é preciso aprender o conceito de sororidade. Sororidade é um termo que ganhou vida e se faz presente no dia a dia das mulheres que aderiram a um pacto ético, político e prático do feminismo contemporâneo. Ele possui um foco no companheirismo entre mulheres.
É importante criar cada vez mais redes de apoio entre mulheres. Dessa forma, existe uma troca de valores e conhecimento feminino. Formas de melhorar isso seria criar grupos de apoio, seja online ou offline, para dar suporte uma a outra.
Qual é a perspectiva para o empreendedorismo feminino no ramo da beleza?
O empreendedorismo feminino representa uma tendência em crescimento a pleno vapor. Esse aumento está sendo registrado tanto no Brasil quanto no mundo todo, de forma geral, e é fruto da maior independência e autonomia que as mulheres vêm tendo nos últimos anos.
Sendo assim, o momento de empreender como mulher pode ser agora. A perspectiva de mercado atual é que esse crescimento continue acontecendo e que existam mais empresas lideradas por mulheres. Além disso, a diversidade e inclusão em cargos de gestão tendem a aumentar quando existem CEOs do sexo feminino.
Para o ramo da beleza, a perspectiva para os próximos anos é o aumento do foco no melhor atendimento ao cliente. Sendo assim, cada vez mais lojas e empresas de produtos e serviços cosméticos e de beleza tendem a voltar para o digital. Uma tendência atual é optar pela estratégia omnichannel para juntar o atendimento offline e online.
Ao ser um franqueado da Turquesa Esmalteria você pode garantir sucesso no empreendedorismo feminino no ramo da beleza. Somos líderes no setor e temos planos de expansão internacional no futuro. Sendo assim, entre em contato e conheça mais sobre nossas franquias.