As unhas são partes do corpo que recebem muita atenção das pessoas (principalmente as mulheres) para mantê-las bonitas e saudáveis.
A popularidade das unhas é tamanha que é comum ver manicures e pedicures com falta de horário para atender o grande volume de demandas.
Normalmente, os cuidados com as unhas fazem parte da rotina ao menos uma vez por semana, seja para pintar de uma outra cor ou testar uma decoração nova.
Por conta disso, os salões de beleza lotam com mulheres que buscam por profissionais com experiência no trabalho com as unhas.
Ter as unhas cuidadas e enfeitadas é basicamente uma questão de bem-estar, capaz de mudar o semblante da pessoa. Mas as particularidades das unhas não param por aí.
Organizamos este conteúdo com cinco curiosidades sobre unhas que você precisa saber. Acompanhe os tópicos listados com atenção e faça uma boa leitura.
Conheça 5 curiosidades sobre as unhas
As unhas possuem um apego enorme pelo público feminino e são consideradas como uma espécie de vitrine do corpo, mas elas também têm várias particularidades.
Confira a seguir cinco curiosidades que você precisa saber sobre as unhas.
1 – As unhas são divididas em quatro partes
Pode até parecer que não, mas as unhas têm quatro partes bem definidas em sua estrutura feita de queratina. São elas:
– Lâmina ungueal: é o pedaço rígido e transparente da unha, o qual é chamado como unha devido ao seu tamanho predominante.
– Prega periungueal: é a parte da pele de cada lado da unha, onde é possível ver dobrinhas onde a unha termina.
– Lúnula: é a porção branca e arredondada que fica próxima de onde a unha nasce, sendo um detalhe discreto na unha.
– Eponíquio: esta parte também é conhecida como cutícula, localizada na região onde termina a pele do dedo e começa de fato a unha.
Estas classificações da unha integram o sistema tegumentar do corpo humano, um revestimento externo que serve para barrar a entrada de microrganismos nas nossas extremidades.
2 – O corte das unhas contribui para o crescimento correto
O crescimento das unhas das mãos ocorre em torno de 0,1 milímetro por dia, podendo chegar a 3 milímetros no final do mês. Essa velocidade é mais lenta nas unhas dos pés, variando em 1 milímetro por mês.
No entanto, as unhas das mãos e dos pés crescem mais rápido ao longo do verão por conta do contato mais frequente com a vitamina D nos dias ensolarados.
Para fazer com que esse crescimento seja correto, o ideal é ter o hábito de cortar as unhas frequentemente para que elas não quebrem por estarem grandes e frágeis demais.
Sabemos que quebrar a unha é um verdadeiro pesadelo, pois reinicia todo o processo de crescimento e fortalecimento que é cultivado por vários dias.
Devido a este risco, converse com a sua manicure de confiança para definir um período saudável para cortar as unhas e também o formato de corte mais adequado para as suas unhas não encravarem.
3 – As cutículas das unhas são uma proteção natural
As cutículas das unhas não devem deixar de receber cuidados porque elas são uma proteção natural do corpo.
Como o objetivo das cutículas é defender as unhas de fungos, bactérias e outros perigos, é recomendado retirar apenas o excesso que avança pelas unhas, sem retirá-las por completo.
Você pode hidratar as cutículas com produtos específicos para que elas continuem mantendo as unhas saudáveis e longe dos microrganismos nocivos para a região.
A leitura está sendo agradável para você? Então confira este artigo também: Vitamina C Para o Rosto: 10 Coisas Que Você Precisa Saber
4 – Manchas brancas nas unhas precisam de atenção
Você provavelmente já teve uma mancha branca nas suas unhas em algum momento da sua vida, certo?
Essas manchas brancas que parecem nuvens são chamadas de leuconíquia e surgem devido a algum problema no leito da unha durante a sua formação, desde uma inflamação até algum trauma (choque, impacto).
Ou seja: as manchas brancas não aparecem do nada, já que o crescimento das unhas é lento e a causa já ocorreu há algum tempo.
Tome bastante cuidado ao roer e morder as unhas, batê-las em objetos e cortar as cutículas demais para que as manchas brancas não apareçam constantemente.
5 – Você pode perceber seu estado de saúde pelas unhas
As unhas também servem como um termômetro para problemas de saúde no corpo das pessoas.
Se houver alguma alteração no seu estado de saúde, as unhas podem indicar que algo realmente esteja errado no corpo.
Falta de vitaminas e nutrientes, problemas no rim, no pulmão, no intestino e no coração, hepatites e estresse são alguns problemas de saúde que podem enviar sinais por meio das unhas.
Fique de olho na coloração e na rigidez das unhas e na grossura das cutículas para saber se há algo de errado com a sua saúde.
Cuide das suas unhas na Turquesa Esmalteria & Beleza
Depois de conhecer essas curiosidades sobre as unhas, bate uma vontade cuidar delas, não é mesmo?
Você precisa ir até um local que seja referência nos serviços de unhas e que entregue resultados maravilhosos. A Turquesa Esmalteria & Beleza é o lugar certo para você se sentir confortável e confiante durante o atendimento.
Todas as unidades da Turquesa Esmalteria & Beleza oferecem serviços especializados e contam profissionais qualificados para cuidar das unhas e atenderem as expectativas das clientes.
Na Turquesa Esmalteria & Beleza, a equipe de colaboradores escuta o que a cliente deseja e dá uma atenção especial no tratamento das unhas, deixando elas do jeito que a pessoa imaginou.
Clique aqui e agende um horário ainda hoje para cuidar das suas unhas na unidade da Turquesa Esmalteria & Beleza mais próxima de você.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com as suas amigas que vão gostar de conhecer estas cinco curiosidades sobre unhas.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Turquesa Esmalteria & Beleza, produzimos sobre unhas, cuidados com a beleza e outros assuntos relacionados.